Vereador Dr. Denig
O vereador Dr. Denig abordou, durante o espaço de Explicação Pessoal na segunda sessão de 2025, em 11 de fevereiro de 2025, a distribuição espacial da população em relação ao acesso às unidades básicas de saúde em Atibaia. "Fomos procurados por uma senhora que era atendida pela UBS Santa Clara, de Caetetuba, e que, com a ampliação da unidade do bairro da Usina, passou para a cobertura daquele posto. Bastante revoltada, ela afirmou que sua residência está mais próxima do Santa Clara do que da Usina", relatou.
"Essa moradora tem uma filha que precisa regularmente de medicamento específico. Então, ao procurar a UBS Santa Clara foi informada sobre essa redistribuição geográfica das Unidades Básicas de Saúde. Chegou a ir à UBS do Alvinópolis, mas não obteve a medicação. Procurei o secretário de Saúde, dr. Marcos Aguiar, que me atendeu prontamente, para entender melhor essa reorganização das unidades por parte da Prefeitura", acrescentou o Dr. Denig.
"O secretário me esclareceu que o atendimento dessa senhora pode acontecer em qualquer posto da cidade, desde que exista o medicamento. Essa é uma orientação que gostaria de passar para todos os munícipes. Pedi ao dr. Marcos para que veja a viabilidade de manutenção dos mesmos postos nos casos em que os pacientes já fazem seus tratamentos ali", afirmou o vereador.
"Quando fui prefeito, reformamos várias unidades de saúde, mas Atibaia teve um crescimento muito rápido de população, principalmente depois da pandemia. A cidade passou de 125 mil habitantes para 165 mil. Muitas pessoas saíram de grandes centros para municípios menores num raio de 100 km. Então, acredito que novas reformas devam ser feitas nos postos pela atual administração", concluiu o Dr. Denig.
EDUCAÇÃO - O Dr. Denig informou que continua acompanhando a correção de horários de ônibus urbanos, em contato com a empresa Sou, demanda de moradores de bairros como o Laranjal. Quanto ao trânsito, sendo o vereador médico dessa área há três décadas, alertou para a necessidade de educação por parte dos motoristas e pedestres, com ênfase na formação das crianças. "O brasileiro médio não segue as leis e obriga o município a construir lombadas, que custam entre 10 mil a 18 mil reais cada. Em suma, precisamos de iniciativas como campanhas de educação para que os moradores respeitem as regras de trânsito".
Fonte: Prefeitura de Atibaia